O GAIAC organizou vários intercâmbios de jovens “Sol & Arte” com bastante sucesso, em Gaia, Lamego, Porto e Guimarães.
Organizou ainda dois workshops de Teatro Fórum, ou Teatro do Oprimido, orientadas por Iwan Brioc, de Gales, na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto) que resultaram em apresentações públicas em locais da cidade. Com o mesmo formador, e no mesmo local, organizou outros dois workshops “O Arco-Ìris do Desejo”, em 2008 e 2009 e um workshop com Olivar Bendelak,“The Aesthetics of the Oppressed” em 2010.
Tem contado, para a realização dos intercâmbios de jovens, com o financiamento dos Programas Juventude, agora Juventude em Acção e Erasmus +.
No âmbito desse programa, dinamizou duas reuniões da rede europeia Drums For Peace, no Porto e em Gaia e ainda um seminário artístico, o projecto “S,ong João”.
O GAIAC tem privilegiado as relações com as autarquias locais, Câmaras Municipais de Gaia, Porto, Celorico de Basto, Lamego e Guimarães, assim como com as escolas secundárias com quem tem colaborado (Escolas Secundárias António Sérgio e Almeida Garrett,de Gaia e Francisco de Holanda, de Guimarães).
Desenvolveu um projecto financiado pelo Programa Socrates, Grundtvig 2, entre 2006 e 2008 - “Other Ways of Learning”, em conjunto com outras organizações europeias.
Com este projecto pretendeu-se investigar se é verdade e de que forma as expressões artísticas potenciam o fortalecimento da auto-estima, da solidariedade e da integração de jovens adultos em situação social desfavorecida.
Entre 2009 e 2011, participou no projecto Grundtvig, “Moments, Places and Journeys” cujo o objectivo era incluir pessoas com desvantagem física e social bem como usar o espaço público para performances que ajudariam nessa mesma inclusão. Entre 2010 e 2012 participou no “Next Practice” que surgiu como continuação do projecto “Other Ways of Learning” mas desta vez com o intuito de melhorar o trabalho feito na rede até então.
De 2012 a 2014 coordenou o “New Life to Old Stories”, também projecto Grundtvig, com o intuito de criar narrativas contemporâneas de cariz cultural e artístico, baseado na pesquisa de histórias tradicionais e lendas de cada país envolvido.
Entre 2011/15, o GAIAC organizou 12 grupos de jovens e líderes de grupo para participar em intercâmbios de jovens, em diferentes países europeus, incluindo as fases de preparação, avaliação e acompanhamento.
Actualmente, continua a desenvolver projectos europeus, incidindo especialmente nos intercâmbios culturais e de jovens e Serviço Voluntário Europeu.

Image
Image
ImageImage
Image